sábado, 23 de abril de 2011

E o diabo, existe ? - Amenidades


O papel do "demo" no mundo da cerveja

Como já falamos da deus, nada mais correto do que mencionar ou outro lado da coisa que no caso é o próprio "coisa ruim".
Por motivos climáticos, geográficos, tecnológicos e consequentemente agrícolas, na região mediterrânea não havia espaço para outra bebida senão o vinho. A Bíblia relata muitos milagres da transformação da água em vinho em festas e afins. Difícil seria imaginar Jesus transformando água em cerveja para fornecer aos convidados de um casamento em plena Galiléia. Começou aí um dos principais motivos que tornou o vinho em uma bebida cultuada, e até hoje, forte em simbologias e presente em rituais e cerimônias.


Já nos países do Norte da Europa, onde é impossível cultivar a vinha, o vinho era uma preciosidade e que devido a fatores óbvios de logística para a época, importar  exigia um esforço quase sobrenatural e que acabava com que o vinho fosse reservado para a missa, cerimonias, rituais e para os bacanas da corte, enquanto a cerveja era a bebida para todos os plebeus, sendo considerado um alimento cotidiano para todos devido a sua produção fácil e barata.

Mas o que o chifrudo tem haver com isso Bionicão ?


Pois bem;
Durante a reforma protestante e devido ao aspecto bacântico da cerveja, onde beber demais e em excesso era coisa normal, chegando a alegria de ser até bonito "chapar os melão", e somado ao fato da santificação do vinho, foi fácil endemonizar a cerveja. 
Para se ter uma idéia, os Protestantes pregavam contra a cerveja devido os muitos santos associados a cerveja (os protestantes eram/são contra imagens) e a Igreja católica contribuiu retomando a mentalidade dos antigos romanos que diziam que a cerveja era para bárbaros, enquanto as pessoas civilizadas tomavam vinho.


Então foi assim que surgiram algumas doutrinas quanto a cerveja e a criatividade dos defensores chegou ao ponto de criarem uma lista enorme de cervejas ligadas ao nome do próprio coisa ruim. Sei que alguns acham um tremendo absurdo colocar nome de santo em bebida alcoólica, e esses mesmos morrem de medo de sorver algo com o nome do tinhozo.
Eu tive oportunidade (e coragem) de tomar duas delas, que foram:


Lucifer
Cerveja incrivelmente saborosa e leve com aquela espuma "de colher" que so a cervejaria Duvel Moortgat sabe fazer. Cítrica e amarga, sem agredir no alccol essa cerveja de mesmo o DNA da Duvel. Com personalidade, complexidade e leveza.

Cervejaria: Brouwerij Het Anker
Estilo: Belgian Golden Strong Ale   
Álcool (%) 8% ABV
Temperatura: 5-7 °C 

Copo ideal: Taça - Globule
Vai bem com: massas ao molho pesto e frutos do mar

Belzebuth
Essa cerveja é excelente para quem quer chapar ! No aroma e no sabor, alccol e mais alcool. No abrir a garrafa, vem o forte cheiro de cachça mesmo, com seus 13% de teor alcoolico (uma Skol tem 4,6%) e o sabor de frutas dela me pareceu um pouco artificial. Mas vale a pena pela experiência ou se preferir, é um caminho curto para chapar.

Cervejaria: Grain dÓrge
Estilo: Belgian Golden Strong Ale   
Álcool(%): 13% ABV
Temperatura: 8-12 °C 
Copo ideal: Taça
Vai bem com: massas ao molho pesto e frutos do mar 

Outras cervejas "endemoniadas":
Devil´s Brew, Diablo Gold, 666 Devil´s Pale Ale, Victory Hop Devil, Arctic Devil, Hop Devil, Devil Over a Barrel, Horny Devil, Lá Biere Dú Demon, Düber Dukels Bier, Lobkowicz Demon, Devil´s Kiss, Fourche du Diable, Horny Devil, Wychwood Devil, Red Devil Pale Ale, Devil´s Thumb Stout

4 comentários:

  1. É Chico Bento, se eu provar uma dessas aí, não só vou chapar o coco, como entrarei em coma alcóolico profundo, entonces sou obrigada a passar a vez :0)

    ResponderExcluir
  2. Chiquinho, eu nunca vou poder provar essas cervas que têm parte com o "coisa ruim" porque além de chapar o coco eu vou entrar em coma alcóolico profundo ... :0), essas eu passo a vez, hehe. bj :0)**

    ResponderExcluir
  3. faltou a belga Duvel, que deve ser diabo em flamenco. duas tacas e vc tá no chao. tem 8.5°, se nao me engano. mas sempre me engano.

    ResponderExcluir
  4. Pedrim !

    A Duvel é uma cerveja incrivel ! So a espuma que ela gera no copo da para escrever um post. Confesso que não citei ela, porque a informção que eu havia recebido é de que Duvel significava duende, e eu não quis citar (dentre as que eu conheço) nenhuma que fizesse apenas "alusão" ao coisa ruim ! Valeu o toque, abraço

    ResponderExcluir