quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CERVEJA IMBEBIVEL



Agora dediquei o post anterior aos bebedores da "que desce redonda", "numero 1" e afins vou confessar que de todas as citadas no post anterior existe sim PIORES.
Existe sim muita cerveja ruim pra bosk, algumas alcançam o patamar de imbebiveis, na minha classificação. Já verti goela a dentro exatos 756 rótulos (até 03/09/2013 as 19:29) diferentes e todos eles anotados em critérios definidos pelos princípios básicos da degustação, dentro de cada estilo, e mesmo assim afirmo que pouco sei sobre o mundo cervejeiro. Ja visitei um monte de cervejarias e participei de processos de fabricação do inicio ao fim e continuo ávido por mais sapiencia no assunto e porque ainda me acho um leigo nesse assunto. Por isso guardo para mim as minhas anotações e raramente abro meu bico. Você pode considerar este articulo como um mea culpa para o post "Degustar ou não" que é vai contra ao modismo de fazedores de cerveja e degustadores de araque e os falsos cervejologos que eu hoje classifico como verdadeiros "cervochatos" que sem base alguma falam besterias pagam um ar de biersomelier chegando ao cumulo de menosprezar o cidadão que gosta de uma “AMBEV”. Não existe essa profissão de "degustador", e Mestre Cervejeiro ou Biersomelier so se forma com muita cadeira de sala de aula, pratica e estudo. Jamais com visitas periodicas ao supermercado ou boteco.
"Conhecer cervejas" é diferente de entender do assunto.

Como eu tenho frizado, é muito importante conhecer o estilo que você esta bebendo para poder falar alguma coisa. E tem estilos e sub estilos para caramba. Dos 756 rótulos que eu experimentei abrangiam apenas 66 estilos, o que é mito triste porque nem sei aonde encontrar os outros. Afinal são mais 80 estilos! Dentro do que bebi, tive acertos, erros e com certeza eu não posso me considerar um expert. Mas já me ofendi um vez no mercado central de BH quando um "consultor" num empório, falou que a cerveja dEUs era acrescida de gaz para ficar parecida com chapagnne. Quase enforquei o maldito. Não por achar a dEus Brut des Flandres uma cerveja para se endeusar, mas pela grande asneira vomitada pelo cara com ares de sabichão e superioridade! Bom, mas voltando ao tópico existe cerveja imbebivel? 

Como ta muito no modismo, existem as cervejas artesanais as especiais e nacional e importada. Até hoje ninguem conseguiu me dar uma explicação convincente do que seria uma cerveja "especial" (prestatenção sacripanta: convincente) e o conceito de artesanal virou tão banal que perdeu o sentido. Ora, se o cara colocou a cerveja na prateleira do supermercado, com rotulo, CNPJ e consegue fabricar milhares de litros por dia, com certeza ela deixou de ser artesanal. Com certeza foram adicionados conservantes e outras quimicas até para atender a exigencia da lei. Para mim artesanal é aquela que o cara faz para consumo proprio e no maximo uma venda boca-a-boca (de preferencia clandestina). E especial, é especial desde que o mestre cervejeiro ou o fazedô resolva definir sua cerveja como especial. O resto é nacional ou importada.

Mas e as tal imbebiveis. Nessas "vindas e indas" em busca da cerveja perfeita, deparei com cervejas bem chumbregas quaLS destacarei abaixo. Todas cabeção, todas eu virei alegremente na pia, sem culpa, sem dor e sem arrependimento. Cervejas que so mesmo o Chuck Norris consegue beber, mas com certeza apos voce oferecer uma dessas cervejas para ele vai ganhar um belo "roundhouse kick". Entao meu caro, ao se deparar com uma dessas, fuja pras montanhas!

Eis-las, elas à-as!


Bruge Golden Ale 
Bruge Stout

Essas duas eu considero irmãs. Fruto da mesma cervejaria, mesmo processo e tal. Todas as duas tinham particulas em suspensão em grande quantidade. No fundo o fermento fazia um barro! Uma eca. Desquilibrada com um baita gosto de papelão. Parei de ver ela por aí antes de eu ter experimentado a Bruge thanks god. Thanks God! Ouvi boatos a boca pequena que pararam com a produção. Tiveram juízo!



Crystal Fusion Limão
Crystal Fusion Maracujá

Esse lance de cerveja SAL (Standard American Lager) misturado com aromatizantes e afins, JAMAIS dará certo. Fica um gosto de "ki-Suco" fiiiidazunha. Se quiser uma cerveja com sabor de fruto, tente uma estilo Lambic que é o estilo certo para quem gosta de fruta. 

Dos Equis (XX) Lager

Tenho birra dessa birra! Pow! A cerveja é tipo uma xixicariol com rotulo mexicano e CARA! Aparece nos filmes americanos. Uma cerveja de modinha a la Miami Vice. Na boca papelão, zero lupulo e agua. Alem de tudo é o pesadelo dos colecionadores de rotulos. Existem até debates de como despregar o maldito rotulo da Dos DAMM HELL Equis da garrafa. Eu desisti. Errei duas vezes e larguei mao. Nao vou ficar comprando essa porquera nao.


Fass
Encontrada nos rincões do Brasil ela tem um charme, paguei 0,99 na lata gelada em Carmopolis de Minas. Nao tem gosto de nada, só de agua. Bebendo se litros, entendera o nome...Fass da dor de cabeça, Fass da diarreia, Fass da ressaca maldita!


Green's Endeavour
Essa é uma cerveja natureba. O rotulo é assustador, porque é uma cerveja para quem tem alergia a gluten, cereais, amendoins, alcool, peixes e um monte de coisa. Ideal para caras que curtem a onda vegan. Para mim, se voce é alergio a esse tanto de coisa, nao deve tomar cerveja e sim remedio. Alias ela bem parece um remedio.






Palma Louca
Uma cerveja fabricada aqui e vendida na Inglaterra, Canadá e EUA. Não porque eu queria ter ela no Bar do Moita, mas WTF!??!!?? Por um lado é melhor que essa fique somente por la mesmo. O camarada deve ter tido a genial de ideia de sacanear os gringos. Um verdadeiro terrorismo tupiniquim ;-) - It's a joke FBI!!


El Bolson Cereza 
Coloco ela na mesma PARteleira das Fusion, com uma resalva: Esses caras tentaram fazer uma lambic! Comprei isso na cidade de El Bolson, no meio do deserto da Patagonia. Para susto meu, uma cidade menor que Nazareno tem no minimo umas 20 cervejarias. Deve ser porque para enviar qualquer tipo de suprimento para la, so de parquedas. Entao os "elbolsonenses" resolveram fabricar suas proprias ampolas. E como la tem cereja pra bosk....deserto, gente atoa, cabeça vazia, cereja...deu nisso! Se voce tiver caries nao beba. O nivel de açucar é incrivel. 

Hollandia
Onde fica Hollandia? Confesso que essa cerveja me traumatizou. Quando começei a me interessar no assunto do suco de cevada, me apareceu essa cerveja. Bebi de cara falei que era ruim. Mas fui na onda e uns e outros, sob agurmentação de que era boa e tals...comprei outra. ARGHT! Agua rala com lupulo artificial. Um treco esquisito. 
Um dia vi um cara enchendo o carrinho, porque estava em promoção eu quase fui impedir!

E foi assim!
Dessas, se for beber por favor me inclua fora dessa! Thanks

Nota do escrevedor: Se voce gosta de algumas dessas, vai fundo mermão. Se entupa delas.
Outra nota do escrevedor: Adicionei a minha vida como "pseudo-imbebivel" Brahma e Skol e cia Ltda. Mas se o cunho do evento for "fazer um social", abro bebo sem frescura e calado. Mas gostar do tipo gostarrrr, não forçe a amizade.



Ultima nota do escrevedor: Se você A-DOOO-RAA qualquer uma das cervejas acima e ficou "magoado" com meus comentários, tenho um recado para você


fonte: minha mente doentia
fotos: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário